domingo, 11 de abril de 2010

"Vista essa idéia"

A Nike também é um exemplo da "Nova tendência" de comportamento das empresas.
Foi apresentada a nova camisa 1 da Seleção Brasileira, amarela que de acordo com Tiago Pinto, diretor de marketing da multinacional “A camisa amarela da seleção é o maior ícone do mundo no futebol e merece atenção especial". A nova camiseta é feita de poliéster reciclado, a partir de garrafas Pet. Segundo a multinacional, ao usar esse poliéster para a linha de camisas dos times que disputarão a Copa 2010, a Nike vai evitar que cerca de 13 milhões de garrafas plásticas fossem enterradas em lixões ou aterros sanitários (infelizmente aqui no Brasil não é bem assim, elas vão para o fundo dos rios, para as ruas e etc...) . Oito seleções utilizarão o uniforme no Mundial: Holanda, Portugal, Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia e Eslovênia.
A ação faz parte de uma filosofia da marca chamada “Considered Design”. Em sua essência, o conceito significa a redução ou eliminação de produtos tóxicos e resíduos, aumentando o uso de materiais ecológicos na produção, com a criação de produtos mais sustentáveis.
Não é apenas a Nike que fabrica essas camisetas, tem vários sites de venda de camisetas personalizadas feitas com Fibra de garrafa PET, são confortáveis como qualquer outra.
Vai uma dica: http://www.camisetafeitadepet.com.br/

2 comentários:

  1. Huuum... breve comentário rs... pessoa se a parada é sustentabilidade devemos lembrar do tal triple bottom line que nosso professor Rodrigo dizia. Pois é... a Nike só lembrou de duas partes dele, q foi meio ambiente e lucro, já que ela é uma das multinacionais que mais exploram mão de obra infantil e que paga miséria para pessoas confeccionarem produtos q serão vendidos por uma fortuna... será q isso é ser sustentável? lembrando outro porém... empresas q praticam atividades q dizem ser em prol do meio ambiente recebem incentivo do governo, sendo que com isso ela também está diminuindo os custos dela com matéria prima, já que o material reciclavel é mais barato do que o convencional... então me diga... onde ficou a sustentabilidade ai? Parece que com essa história de boazinha ela acabou só lucrando mais. ;)

    ResponderExcluir
  2. Caro ex colega de sala,
    Pelo visto nossas longas discussões sobre Responsabilidade Social Empresarial continuam. Acho isso muito bom, essa é minha intenção provocar discussões. Quero lembrar que também é muito importante fazer acontecer e não apenas “apontar”.
    Então vamos la, a intenção do Blog é publicar atitudes sustentáveis independente da empresa. Bom! Concordo com você que a empresa NIKE não é um exemplo absoluto de sustentabilidade, pois infelizmente ainda não atende todos os “requisitos” para ser sustentável (socialmente justo e culturalmente aceito). Porém, se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco (13 milhões de garrafas plásticas já é uma quantidade bacana não acha?), juntos chegaremos lá.
    E será com muita satisfação que em breve publicarei que a Nike tem um novo projeto socialmente justo. Vamos torcer para isso e continuar fazendo muito barulho.
    Att.
    Abraço

    ResponderExcluir