domingo, 16 de outubro de 2011

Horário de Verão


Olá! Para boa parte dos brasileiros, ontem as 00h começou o horário de verão que é querido e também odiado por muitos e uma mesma questão é levantada todos os anos, a economia de energia realmente justifica os transtornos causados à população?
O princípio do horário de verão continua o mesmo: adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce bem de boa parte de a população iniciar o seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será mais bem aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.
Bom! Gostando ou não, essa medida já faz parte da cultura do brasileiro e, esse ano vai durar mais, sendo 133 dias, estendendo-se até o último domingo de fevereiro de 2012, dia 26/2, uma semana após o Carnaval.  De acordo com o governo federal até lá, o teremos uma redução da demanda brasileira de 2.500 MW, aproximadamente.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante, a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema.
Ainda de acordo com ONS, durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.

E você o que acha dessa medida?

Tome Nota: Horário de Verão estabelecido no Brasil por decreto desde 1931 (por Getúlio Vargas)
Aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão








3 comentários:

  1. è verdade tbm odeio horário de verão , é muito esquema em cima disso !

    entra la no meu blog tbm !
    manolofailbr.blosgpot.com

    Novas Tirinhas todos dias ! Comentem e Sigam !

    ResponderExcluir
  2. graças à ele perdí 1 hora de sono -.-'

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu acho que essa medida não justifica os transtornos causados, pois tem desperdiçam energia do mesmo jeito!
    mas brasil é brasil né? kkk

    comenta meu blog la?
    http://errosxacertos.blogspot.com

    Obrigado! gostei do post

    ResponderExcluir