quinta-feira, 22 de abril de 2010

No minimo curioso - "Los peatones iluminan"

Públicado no El mundo.es do dia 19/04/10 < http://www.elmundo.es/elmundo > um altitude sustentável interessante e no minimo curiosa – “Los peatones iluminan las calles de Toulouse”.

" No es ninguna utopía ", afirma o responsável pela iluminação na Prefeitura de Toulouse, Alexandre Marciel. Em sua região, os cidadãos não apenas caminham, mas seus passos geram energia suficiente para iluminar a rua.
Para quem não conhece Toulouse é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona e a quarta maior cidade da França. Situa-se no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana tem cerca de 1 120 000 habitantes. Faz parte da França desde 1271. É também a capital européia da aeronáutica e das indústrias espaciais, e parece encaminhada para liderar a produção de energias limpas.
Bom! Vamos lá! De acordo com Marciel, o desperdício energético assolava a cidade, daí partiu a idéia de praticar várias iniciativas. – “Nos dimos cuenta hace tiempo del derroche energético del que adolecía nuestra ciudad”.
O seu último projeto, ainda em período de testes, é a utilização da energia cinética gerada pelos passos dos transeuntes para a iluminação pública. Para o funcionário da prefeitura, trata-se de uma revolução intelectual: "caminhar é associado normalmente ao uso de energia, e agora também é possível produzi-la".
Para criar eletricidade a partir do movimento, valem-se de um princípio básico na eletricidade: a indução magnética. Um ímã que se move no interior de uma bobina cilíndrica de fio de cobre provoca a aparição, na espiral cúprica, de um fluxo de corrente de elétrons. O movimento das pessoas andando faz com que um ímã se desloque no centro de uma bobina, e gere eletricidade. A corrente se transporta a uma bateria conectada à lâmpada. Assim, o pedestre gera energia para a lâmpada mais próxima. O emprego dessa energia pode resultar em várias estratégias. Uma das possibilidades é a eletricidade produzida durante o dia ser armazenada e utilizada na iluminação noturna. Porém ainda existem algumas restrições, como por exemplo, o armazenamento dessa eletricidade. De acordo com Marciel, "o problema é o armazenamento, porque seriam necessárias baterias enormes para acumular tanta eletricidade". Esta alternativa complementa também outro sistema de economia de energia praticado em Toulouse desde o ano passado. As lâmpadas possuem um detector de calor e graduam a intensidade lumínica em função da presença de pedestres. Cada lâmpada utiliza 30 W continuamente e mais 30 W que dependem de alguém estar passando por aquele ponto. A diferença deste detector para outros modelos de radar, segundo Marciel, é que "o radar detecta o movimento tanto dos carros como de pedestres na calçada, enquanto o nosso sistema só reage ao calor humano".
Fico aqui na torcida para que essa iniciativa tenha sucesso.
Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

0 comentários:

Postar um comentário