quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não carregue esse hábito

Quem nunca viu pessoas saindo de supermercados com o carrinho de compras lotado de mercadorias embaladas em “sacolinhas” plásticas?! As famosas “Sacolinhas” são também uma das formas mais comuns de acondicionamento dos resíduos doméstico e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem.
Só que essa prática é nociva ao meio ambiente, por dois motivos essenciais: a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos e o descarte indevido. Além disso, a manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.
Segue alguns dados de acordo com o Ministério do Meio Ambiente:

 1,5 milhão de sacolas plásticas são usadas por hora no país.
 Em um mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos nos supermercados do Brasil.
 Uma família brasileira de quatro pessoas, de classe média usa mil sacolas por ano.
 A Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis produz cerca de 15 bilhões de sacolinhas por ano.
 No mundo, são descartadas 1 milhão de sacolas por minuto.
 E apenas 15% dos sacos plásticos são reciclados.

Assustou???

De acordo com a pedagoga, especialista em Meio Ambiente e fundadora da Ong “5 Elementos”, Patrícia Otero, o plástico demora mais de cem anos para se decompor. Como resultado desse tempo, existe no Oceano Pacífico uma enorme ilha flutuante formada por cem milhões de toneladas de plástico de todos os tipos. São pedaços de redes, sacolas, garrafas, tampas, bolas, bonecas e tudo que é feito com plástico. Essa “entidade viva”, como ela mesma define, com mil quilômetros de extensão e dez metros de profundidade, se movimenta livremente pelo Pacífico, matando mais de um milhão de aves marinhas, tartarugas, tubarões e centenas de espécies de peixes por ano.
Mesmo diante desse cenário desastroso, as sacolas plásticas ainda são a primeira opção dos brasileiros na hora de sair às compras. Sendo assim, seria possível mudar esse hábito para reverter essa situação?
Algumas cidades estão criando ações para combater o plástico e incentivando o uso de métodos alternativos como as sacolas ecológicas, que representam uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, pois podem ser reutilizadas e reduzem o consumo das sacolas plásticas.
A rede Carrefour Brasil anunciou oficialmente no dia 15/04/10 a intenção de eliminar até 2014, de forma gradual, o uso de sacolas plásticas tradicionais em suas lojas. Uma loja em Piracicaba, no interior de São Paulo, foi à primeira do Carrefour a aderir à iniciativa. Segundo a empresa, para estimular a troca das embalagens tradicionais na unidade de Piracicaba, serão distribuídas gratuitamente até o final deste mês sacolas retornáveis.
O Carrefour informou ainda que colocará à venda nas lojas outras opções de embalagens sustentáveis. Entre elas, a rede destaca uma sacola 100% biodegradável, desenvolvida em parceria com a Basf, produzida com base em uma resina especial derivada do milho, que pode se decompor em até 180 dias. Outras alternativas serão as sacolas retornáveis, com preços entre R$ 1,90 e R$ 15,00, além do oferecimento de caixas de papelão aos clientes da rede.
A ação do Carrefour de eliminação da utilização de sacolas plásticas tradicionais é realizada também na França, na China e na Polônia.

E você vai continuar dando a preferência para as famosas “sacolinhas” plásticas?
Abra a mente e amplie a consciência para mudar atitudes.

Um comentário: