quinta-feira, 29 de abril de 2010

Centro de Distribuição (CD) Verde

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou dia 19 de março seu primeiro Centro de Distribuição (CD) Verde, localizado em Brasília (DF). O CD Verde tem 32,6 mil m² de área construída, 90 docas e 32 mil posições de estocagem e irá substituir as outras três Centrais de Distribuição utilizadas anteriormente pelo Grupo para abastecer 28 lojas das bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí localizadas no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.
Essa unificação gera ganho de produtividade, redução de custos e eficiência no abastecimento dos super e hipermercados da companhia e além disso, o novo Centro conta com várias soluções sustentáveis. Entre elas uso racional de água e energia elétrica, além da aplicação de pintura Ecológica (as tintas e vernizes usados são a base de água) e uso de madeira reaproveitada. O projeto arquitetônico foi concebido privilegiando ao máximo a ventilação e a iluminação natural.
Entre as inovações para combater o desperdício de água, há um sistema de captação de água de chuva, utilizada na limpeza das áreas externas; vasos sanitários com descarga acoplada e torneiras com arejadores que misturam ar à água; tratamento e reaproveitamento da água utilizada na lavagem das máquinas de movimentação e separação do óleo proveniente desta limpeza antes do descarte; calçamento do terreno do Centro com bloquetes que permitem a infiltração de águas pluviais e promovem a permeabilização do solo; reaproveitamento da água na operação de degelo das câmaras.
Para economizar energia elétrica, o prédio conta com controlador de demanda, telhas translúcidas que permitem iluminação natural e evita o uso de lâmpadas elétricas e desligamento automático de luminárias de acordo com a luminosidade do ambiente. O sistema de captação de energia solar aquece a água utilizada na cozinha. E para evitar desperdícios, as tubulações hidráulicas e elétricas são aparentes, facilitando os reparos e a manutenção, reduzindo a geração de resíduos de alvenaria.
Outro destaque do CD Verde diz respeito ao material utilizado no uniforme dos colaboradores: produzidos com tecido ecológico, confeccionado a partir de garrafas PET recicladas. Toda a frota e os geradores usam biodiesel como forma de reduzir a poluição ambiental.

Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

2 comentários: