quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Projeto Por Um Mundo Melhor"

Em 2011 acontecerá no Brasil o Rock in Rio no Rio de Janeiro nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro. O festival conhecido mundialmente idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985, reúne diversas bandas do Brasil e do mundo irá abordar, novamente, o Projeto Por Um Mundo Melhor que, neste ano, destinará 5% da receita obtida com a venda dos ingressos à promoção de projetos socioambientais. Desde o lançamento desse  projeto, em 2001, já foi possível investir mais de 11 milhões de reais em iniciativas como a construção de salas de aula e equipamentos para instituições que ajudam crianças e adolescentes. De acordo com a organização, em 2008 e 2010, o festival instalou 760 painéis solares em 40 escolas portuguesas que ganharam o concurso "Rock in Rio escola solar", que incentivou os jovens a desenvolver projetos nas suas comunidades para a conscientização do combate às alterações climáticas. Na edição que acontecerá no Brasil, a organização tem como proposta plantar árvores para compensar a emissão de gás carbônico com a sua produção, realizar diversos jogos interativos que abordarão o assunto sustentabilidade de forma lúdica. Desse modo, haverá brincadeiras com o público como pular em tapetes de dança ou andar em bicicletas que geram energia através do movimento e jogos de perguntas e respostas, onde o ganhador receberá presentes como camisetas e bonés do Rock in Rio.
Essa é apenas uma previa da programação do evento. Será confirmada agora em novembro toda a programação. Vamos aguardar e torcer para ser bem legal.



By Eduarda Moura Melo

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Escova de dente com cabo reciclado

Mais uma empresa na corrida por lançamentos de produtos sustentáveis.

A REACH® ECO da Johnson & Johnson lançou no mercado uma escova com cabo reclicado.
O motivo do nome da escova (REACH® ECO) é : ECOnômica (pode chegar ao consumidor por R$1,49) e, ECOlogicamente responsável, pois, de acordo com a empresa, enquanto as escovas de dentes convencionais têm o cabo feito com 100% de polipropileno virgem, o da REACH® ECO é produzido com 40% de polipropileno e polietileno reciclados pré-consumo. Isso significa que, ao invés da Johnson & Johnson do Brasil descartar sobras de polipropileno e polietileno provenientes de outros processos industriais, os reutiliza para a fabricação dos cabos da escova de dente REACH®ECO. Esses resíduos são comprovadamente atóxicos, totalmente seguros e adequados para o uso em itens de higiene oral.
Mais uma atitude sustentável, que inclusive atende o Social (escovas de qualidade, mais baratas), o Econômico e principalmente o Ecológico.
Além disso, esta rolando um concurso bem legal, “Atitude ECO”. É só fazer um vídeo mostrando a sua atitude sustentável e enviar. Segue o link do vídeo do concurso e aproveite e entre no site REACH® ECO, tem algumas dicas de sustentabilidade bem interessantes.

Concurso atitude ECO - http://www.youtube.com/jnjbrasil?gclid=CPKPwKni3aQCFZNg2god92dbKg

Site ECO - http://www.jnjbrasil.com.br/reach/

Esse post foi uma dica do Renãn Serighelli que acompanha o Blog. Grata!!! Pelas contribuições.

E vamos que vamos...


By Eduarda Moura Melo

domingo, 17 de outubro de 2010

Relatório planeta vivo 2010

De acordo com o relatório planeta vivo 2010, que foi divulgado no dia 13 de outubro, pela WWF, os seres humanos estão consumindo 50% a mais de recursos naturais do que a Terra é capaz de fornecer. Sendo que, a biodiversidade do planeta já diminuiu 30% nos últimos 40 anos. Além disso, foi constatado que a fauna e flora tropicais são as mais ameaçadas e estão em queda livre.
Os 31 países da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), que incluem as economias mais ricas do mundo, é um dos maiores ofensores, a grande preocupação agora são os BRIC, pois se seguirem um modelo de desenvolvimento semelhante ao dos países desenvolvidos, o que, segundo especialistas, deverá acontecer, esse cenário vai ser bastante agravado. Já que, as causas do fenômeno são atribuídas a fatores como consumo desenfreado e aumento da demanda por recursos naturais.
Ainda de acordo com o relatório, se continuarmos vivendo da forma como estamos hoje, daqui a 20 anos será preciso dois planetas para manter a capacidade produtiva e satisfazer a nossa pressão sobre os recursos terrestres.

Quem tiver interesse em mais detalhes pode fazer o download do relatório no link abaixo:

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/?26162/Relatrio-Planeta-Vivo-2010

By Eduarda Moura Melo

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DESABAFO

Ultimamente ando mais “revoltada” e triste com o Homem. No dia 12/10 fui com um grupo de jovens distribuir sorvete para crianças e uma área totalmente excluída de Uberlândia, cidade onde moro.
Eu fiquei observando, as pessoas do lugar, o comportamento, o lugar como um todo. Sentir-me em outro mundo, na verdade em um verdadeiro inferno. Gente como o homem é egoísta e mesquinho. Preocupa-se apenas com o seu bem estar. Eu fico observando os desperdícios e caprichos das pessoas, e me vem ao mesmo tempo à imagem de crianças desnutridas com olhar faminto aguardando a entrega de um cachorro quente no dia das crianças.
E só de pensar que para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa sem importância. É compreensível: eles já comeram.
Fui comentar isso com algumas pessoas e ainda tive que ouvir "não é problema meu, o Governo, o fulano o beltrano que não faz nada". Gente!!!!!!!!!!!!! É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós. O simples conhecimento da situação nos faz responsáveis. E não podemos esquecer que somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de fazer.
O que custa você sair do seu “mundinho” e ajudar? Não quero dizer que vamos mudar por completo o mundo ou acabar com isso. Mas é o mínimo que podemos fazer. O simples fato de evitar desperdícios já e uma forma de contribuir.
Nesse lugar que eu fui, as crianças, as pessoas às vezes são tratas como “bichos”. Fecho os olhos e tenho a sensação que estive em outro mundo. A cada dia que passa sinto que estamos cada vez mais na beira de um abismo, as pessoas dão mais importância à classe social, a cor, a beleza do que ao caráter. 
Peço desculpas a todas as pessoas que entram aqui para ler o que escrevo, mas tem algumas coisas que nos deixa profundamente abalado.

By Eduarda Moura Melo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

atitude nota 1.000

Hoje pela manhã entrei no famoso Orkut e descobrir que tenho uma amiga fazendo campanha para arrecadar brinquedos para o dia das crianças para algumas instituições. Parei para pensar, quantas pessoas hoje fazem isso? Hoje a maioria dos jovens só pensam em festinhas, baladas, barzinhos e bebidas....

A curiosidade é demais, entrei no Orkut dela no álbum de fotos, nossa!!!! Tem várias fotos de eventos assim. Fiquei muitooooo feliz em saber que algumas pessoas ainda se dedicam a isso. Se preocupa com o próximo e deseja o bem.

Mais uma atitude sustentável registrada! =)

Priscila parabéns!!!! Linda atitude sua, e exemplo... Conte comigo para o que for necessário.

By Eduarda Moura Melo