domingo, 17 de outubro de 2010

Relatório planeta vivo 2010

De acordo com o relatório planeta vivo 2010, que foi divulgado no dia 13 de outubro, pela WWF, os seres humanos estão consumindo 50% a mais de recursos naturais do que a Terra é capaz de fornecer. Sendo que, a biodiversidade do planeta já diminuiu 30% nos últimos 40 anos. Além disso, foi constatado que a fauna e flora tropicais são as mais ameaçadas e estão em queda livre.
Os 31 países da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), que incluem as economias mais ricas do mundo, é um dos maiores ofensores, a grande preocupação agora são os BRIC, pois se seguirem um modelo de desenvolvimento semelhante ao dos países desenvolvidos, o que, segundo especialistas, deverá acontecer, esse cenário vai ser bastante agravado. Já que, as causas do fenômeno são atribuídas a fatores como consumo desenfreado e aumento da demanda por recursos naturais.
Ainda de acordo com o relatório, se continuarmos vivendo da forma como estamos hoje, daqui a 20 anos será preciso dois planetas para manter a capacidade produtiva e satisfazer a nossa pressão sobre os recursos terrestres.

Quem tiver interesse em mais detalhes pode fazer o download do relatório no link abaixo:

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/?26162/Relatrio-Planeta-Vivo-2010

By Eduarda Moura Melo

2 comentários:

  1. Duda! Tentei fazer o Download, mas ta um pouco lento.... vc pode mandar no meu email?!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. olá! São 122 páginas bem legais... estou encaminhando par ao seu email.
    abraço!

    ResponderExcluir