segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dê uma segunda vida ao seu chiclete

Hoje a maioria das cidades pavimentas tem as suas ruas impregnadas com Chiclete, as famosas e amadas gomas de mascar.


Mas você já parou para pensar no tempo necessário para o chiclete decompor no meio ambiente?

Bom! Para que não sabe a famosa goma de mascar é tradicionalmente produzida a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural, ou a partir de borracha sintética conhecida como poli-isobutileno que utilizada para câmaras de ar.
Essas gomas causa varios problemas quando são descartadas de forma errada. São necessarios 5 anos pra que se decomponha e além disso, esse mal hábito sai caro. Hoje, o custo para retirar um chiclete da rua é três vezes maior do que para produzi-lo. E o pior é que se você jogar o seu chiclete no lixo comum também não será uma boa idéia, pois ele não será reciclado e vai acabar em um lixão ou aterro, aumentando o volume de resíduos e poluindo o meio ambiente.
Diante desse cenário, uma designer londrina Anna Bullus passou a se dedicar para que as pessoas descartem seus chicletes de forma correta. Ela criou um recipiente específico o GUMDROP, cujo slogan é “Dê uma segunda vida ao seu chiclete”. Quem for a Londres já pode encontrar esses recipientes instalados pela cidade.
O material depositado nesse recipiente, que por sinal lembra uma goma de mascar cor de rosa, é encaminhado para a reciclagem que é misturado com resina biodegradável e transformado em novos GUMDROPs, que são instalados em mais pontos da cidade e já estão sendo exportados para outros países.
A noticia ruim é, que essa idéia ainda não chegou no Brasil e a boa noticia é que no Brasil já temos vários projetos para a reciclagem do chiclete.

2 comentários:

  1. oiiiieeeee dudinha saudadeeeee adorei o blogger...
    Essas pessoas q some não falo nada.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaa..... sumir???? eu neh??!!! saudade gigante de você.
    Obrigada!!!!! Bjo

    ResponderExcluir