terça-feira, 15 de novembro de 2011

Casa de garrafas PET


Olá! Já ouviu falar de construção civil com garrafa PET?
Bom! Já faz algum tempo que vejo esse movimento em transformar as garrafas PET em belas paredes e artigos decoração. Hoje pela manhã vi uma matéria de uma ONG que constrói casas de garrafas na África. Achei muito interessante busquei mais detalhes que vou compartilhar aqui.
A aldeia Sabon Yelwa, na Nigéria, é a primeira comunidade africana a ter uma casa construída com garrafas plásticas.  Falando assim parece estranho, mas verificando as fotos o resultado é surpreendente além de muito bacana. 
As garrafas, utilizadas no lugar dos tijolos, oferecem uma arquitetura diferente à construção.  Além de resolver vários problemas, dentre eles oferecer moradia e ainda impede que uma grande quantidade de resíduos plásticos seja descartada em lixões.
O projeto faz parte do trabalho da Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis (DARE), em parceria com a ONG Africa Community Trust, que tem sede em Londres.



De acordo com a ONG, com 70% da construção pronta, já foram usadas 14 mil garrafas plásticas, que foram retiradas de lixo e doadas por voluntários, hotéis e restaurantes. Esse uso pode se tornar uma alternativa para o reaproveitamento das garrafas PET, já que segundo especialistas, a Nigéria, com seus 160 milhões de habitantes, descarta diariamente 3milhões de garrafas plásticas.
Muito bacana! E uma ótima ideia que poderia ser praticada aqui no Brasil.

E você o que achou?

Abraço.

Eduarda Moura Melo