sexta-feira, 30 de setembro de 2011

“Canteiro dos Rejeitados”


Olá! Nas minhas observações é normal encontrar situações de pessoas que compram uma planta e depois não sei o motivo descarta, ou seja, simplesmente joga no lixo. Isso é muito comum em reformas, e com freqüência vejo plantas jogadas junto com os entulhos nas “caçambas” de lixo. É sobre isso que quero compartilhar com vocês, conheci uma história bem legal de um colega de trabalho.
Bom! O nome dele é Lamoniel Faria casado e com filhos da cidade de Uberlândia/Minas Gerais, ele enfrentava alguns “perregues” com os quatro pés de coqueiros do fundo da sua casa que cai folhas sempre e também com um canteiro na lateral da sua casa que  estava abandonado e a terra dele sujava o corredor.
O que boa parte das pessoas fazem nessa situação? Corta os coqueiros e acaba com o canteiro, certo?
O nosso protagonista aqui fez diferente, ele aproveitou que a sua esposa contratou um paisagista que deu uma “repaginada” no seu jardim, trocando plantas e descartando outras, e teve uma idéia, montou um jardim de plantas jogadas fora/abandonadas no canteiro da lateral que sujava o corredor utilizando as folhas dos coqueiros com “adubo”, que vivia caindo. Esse canteiro ele chama de “canteiro dos rejeitados” e olha esse cantinho dele é muito mais bonito que muitos jardins por aí, e não é apenas isso, o resultado também foi que ao cobrir canteiros com as folhas evitou que a terra sujasse o corredor, teve economia de água, pois as folhas mantêm a umidade do solo e também a arborização do ambiente.

São pequenas atitudes como essa que fazem a diferença!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capa em braile para iPad - Omnifer


Olá! Eu estava aqui navegando na net e encontrei algo bem legal.
Bom! Que o iPad virou um fenômeno mundial todos já sabem, porem algumas pessoas que tem deficiência não pode utilizar. Pensando nisso o estudante de design industrial  Jayson D'Alessandro desenvolveu a Omnifer , que é uma capa para iPad que não só protegem o iPad mas também  recria a tela do aparelho em uma superfície em braile.

Preocupação social também é sustentabilidade.

Infelizmente a invenção ainda é apenas um protótipo e D'Alessandro não informa se há planos de comercializá-lo em larga escala.

O que achou?

Abraço

domingo, 25 de setembro de 2011

VOCÊ!! Atitude nota 10.


Olá! Gente! Passei um “perrengue” ontem a noite. O Google bloqueou o meu site pelo motivo de ter sido “infectado por malware”, fique louca a procura, tive a ajuda de um colega de trabalho de todas as horas e deu certo, problema resolvido ufaaaaaaaaa...já fica a dica o problema era com o contador de visitas que tinha instalado. Cuidado!!!! 

Agora agradeço os mais de 2.000 acessos agora no mês de Setembro (fonte: Google Analytics) que responsabilidade a minha agora hein?!!!
Mas de coração grata pela sua contribuição, ela é fundamental para  o propósito aqui do Blog que é disponibilizar informações sobre iniciativas já realizadas no Brasil e no mundo, exemplos do cotidiano dos leitores e idéias inovadoras que amenizam problemas, de fazer muito barulho sobre o tema e deixa “plantada” em cada um a sementinha da sustentabilidade.

Ah!! E a Atitude sustentável 10 que deixo registrada aqui nesse post não é de nenhuma empresa, é a de vocês, que estão entrando aqui no Blog e procurando novidades e de inteirar do tema, você que compartilha as suas  experiências, você que faz questionamentos, você que disponibiliza  o link do Atitudes Sustentáveis no seu site, você que ler, você que envia email com sugestões, enfim ... VOCÊ!! Atitude nota 10.

Grata.

Abraço

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia da árvore/dia mundial sem carro


Olá! Gente ontem (21.09) foi o dia da árvore. Você sabia?
Quero compartilhar aqui com vocês uma imagem do E-mail marketing que foi enviado para o meu email por uma empresa que tem uma cultura bem bacana. Inclusive já até falei dela e dos produtos aqui em Dezembro de 2010 (http://sustentaveisatitudes.blogspot.com/2010/12/ja-faz-um-tempinho-que-eu-falei-sobre.html).  Achei legal a iniciativa.

Obs.: Estou publicando aqui no Blog pela iniciativa da empresa, claro que tem todo o marketing e propaganda dela para com os clientes, mas o que estou levando em consideração aqui é a iniciativa de conscientização.



Ah!! Aproveitando hoje é o dia mundial sem carro. Confesso que acordei muito animada sair de bike pela manhã, porém o sol aqui em Uberlândia/MG não permitiu, mas no inicio da noite vou participar de um passeio ciclístico de conscientização.
Se você teve alguma ação legal e registrou com fotos  ou então um relato,  registre aqui no Blog ou envie por email adm.eduarda@yahoo.com.br

Segue abaixo uma “chamada” que achei em um site para o dia de hoje, bem legal.



Abraço.                                                                                                                                                                            


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jóias eco-friendly


Acho que já não é mais novidade que um dos problemas que o planeta enfrenta hoje é o excesso de produção e como conseqüência o aumento da produção de lixo.
Um exemplo dessa realidade são os pneus usados e abandonados ou dispostos de forma inadequada que  tornam um passivo ambiental e oferecem grande risco ao meio ambiente e à saúde pública.
Uma designer americana inovou e vem transformando esse cenário. Em 2006 ela começo a fazer bijuterias em sua garagem com pneus e câmaras de ar de bicicletas e como tinha boas vendas e aceitação do público, foi feita uma parceria e criada a marca Urban Lance, que é especializada em fazer jóias com um design único eco-friendly. São colares, brincos, pulseiras e até máscaras feitas com tiras de câmeras de ar trabalhadas a mão – uma por uma.
De acordo com a designer Barbi Touron idealizadora da marca, a cada ano milhares de câmaras de ar são jogadas em aterros só nos EUA e que objetivo da marca é transformá-las em jóias de alta qualidade, alta moda, produtos ecologicamente corretos que as pessoas adoram usar. 
Muito legal isso!!! E em minha opinião de mulher as jóias são lindas e muito criativas, além de ser uma ótima forma de amenizar a quantidade de lixo que descartamos.
As peças podem ser adquiridas pelo site custam de US$31,61 a US$999,00. Elas são enviadas para diversos países (incluindo o Brasil). 


http://urbanlacejewelry.com/

sábado, 17 de setembro de 2011

Respostas sustentáveis


Olá! Primeiro quero agradecer a todas as pessoas que contribuem aqui no Blog Atitudes Sustentáveis.
Hoje tenho uma boa noticia!!! A empresa Siemens  criou um blog para discutir temas relacionados com a Sustentabilidade. O nome do Blog é Respostas Sustentáveis.  A proposta deles é a mesma proposta do Atitudes Sustentáveis, que é  disponibilizar informações sobre iniciativas já realizadas no Brasil e no mundo, exemplos do cotidiano dos leitores e idéias inovadoras que amenizam problemas dos grandes centros urbanos.
Eba!!! Fico muito feliz por isso, 2 anos atrás quando comecei a escrever aqui no Atitudes Sustentáveis era muito difícil encontrar informações legais e atualizadas via Internet.
Ponto para a Siemens!!!

“O RESPOSTAS SUSTENTÁVEIS é um lugar em que presente e futuro são discutidos. É um fato que o mundo cresceu. Estamos consumindo mais, demandando mais, descobrindo mais. Neste blog colaborativo, pretendemos disseminar histórias e iniciativas sobre o que já está sendo feito, como está sendo feito e de que maneira pode ser melhorado.
O mundo cresceu, mas empresas e pessoas não ficaram paradas. Aqui você participa desse movimento. Seja comentando, seja divulgando os projetos que mais gostar. Por Blog Respostas Sustentáveis.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atitude 10


Olá!  Espero que todos tenha tido um ótimo final de Semana. Bom! Eu tive um maravilhoso domingo em um Resort da região de Goiás, para quem não conhece  fica  a dica, é um lugar ótimo          http://www.rioquenteresorts.com.br/hot-park
Mas o que quero compartilhar aqui são as minhas observações da preocupação da  empresa  e de algumas pessoas com a sustentabilidade.
 De inicio na compra do convite do parque você é convidado a doar alimentos, levei e fui pensando será que as pessoas fazem isso??!! Para a minha surpresa, várias pessoas compram a causa, tinha muitos alimentos doados.  Ponto para essas pessoas e para a empresa. Além disso, dentro do parque existe um “sistema” de coleta seletiva e educação ambiental bem legal, de forma que induzi a todo o momento as pessoas a fazer a sua parte e também é um forma educativa, que inclusive faz sucesso com as crianças.
Adoro sentir esse movimento positivo, e temos que sempre observar essas atitudes das empresas e pessoas, e principalmente cobrar e chamar a atenção das que não se comprometem com essa causa. Inclusive quero chamar a atenção para uma das minhas observações, sabe aqueles restaurantes que o refrigerante é livre?!  Quando for a um conserve o seu copo, ele pode ser utilizado mais de uma vez. Tem pessoas que a cada vez que serve troca de copo. Pense nisso! Vamos fazer a nossa parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

Abraço!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mãos e Planeta Limpos



Olá! Gente sabe aquele dia que “bate” aquela vontade de comer aquele McDonald’s?  Acordo todos os dias assim Huuuuum... Muito bom!!!! 
Mas não é sobre isso que quero falar. Hoje  passei no drive thru aqui da cidade que moro (Uberlândia/MG) e tive uma grata surpresa, os famosos saquinhos plásticos (não biodegradável) que são colocados os guardanapos, foram substituídos por embalagens de papel  sustentável e reciclável.

Ufa!!!! Já era a hora! Ponto para o McDonald’s.

 Espero que aí na sua cidade a loja do Mc já tenha substituído e, se não, questione. ;)