sábado, 26 de março de 2011

"Hora do planeta". Será?!


Olá!  Quero desde já agradecer a todas as pessoas que entram aqui para ler os meus posts, as que deixam comentários e as que seguem, enfim grata pela atenção de todos.
Bom! Eu estava aqui agora olhando alguns sites e lendo alguns artigos e me deparei com um vídeo no Facebook de um amigo “Hora do Planeta 2011”, acho que quase todo mundo já viu, pois o marketing da campanha, convenhamos, é sensacional, mas para quem não viu segue o link http://www.youtube.com/watch?v=4Mxjbip6y04&feature=relmfu
Mas voltando ao assunto, fiquei aqui pensando, o vídeo ficou muito bacana, mostra a participação e integração  de vários países, um vídeo extremamente comercial, mas o que tem por trás disso??!!! Será se realmente tem algum significado para alguns países e/ou pessoas? No vídeo tem cenas de alguns países que são os que mais agridem o planeta, apagando luzes com um belo sorriso no rosto, é meio sarcástico . Isso é realmente pensar no planeta ou apenas comparecer em mais uma campanha e/ou evento?
“Apague a luz para ver um mundo melhor”,  será se após esses 60 minutos retornaremos com atitudes diferentes? ! Tem umas coisas que realmente me intrigam. Não estou em nenhum momento criticando a campanha, acho uma atitude muito legal, são apenas alguns questionamentos.
Não posso deixar de comentar como eu fico "admirada" como alguns órgãos que  utilizam disso para literalmente aparecer, ou seja, fazer uma política de boa convivência e de aparências.

Às vezes esperamos muito para fazer o necessário.

Abraços.

Eduarda Moura Melo

terça-feira, 15 de março de 2011

Cem Pratos: Cem histórias: Encontros

Olá! Carnaval acabou vida real agora. Espero que o de vocês tenha sido excelente.
Bom! Hoje quero compartilhar com vocês uma iniciativa bem legal de pessoas que estão aqui bem pertinho de mim (Uberlândia/MG). 
 De um sonho de dois pedagogos nasceu um livro para contar a história da cidade através da culinária, esse é o objetivo do projeto “Cem pratos: cem histórias: Encontros”.  
O mais legal é que a Sandra Nunes e Daniel Caldeira, os pedagogos responsáveis por esse projeto sempre fez trabalhos sociais em abrigos e esse livro foi escrito por 17 jovens em situação de vulnerabilidade social, indicados por essas instituições sociais. O que proporcionou uma oportunidade, pois eles foram capacitados sendo que durante o projeto participaram de várias oficinas de história, fotografia, produção de texto, culinária, entrevista, jornalismo, história e memória, além de visitas a espaços da cidade, como museus, arquivo público, jornal, emissoras de TV, restaurantes e suas cozinhas. Ainda de acordo com os responsáveis pelo projeto, “Cem pratos cem histórias: encontros” ele  visa à promoção e resgate de memórias culinárias e histórias de Uberlândia. Por meio do encontro de gerações, jovens que contam as memórias colhidas em entrevistas com pessoas mais velhas, que alcançaram relativo destaque na história do município.
O lançamento do livro será agora no dia 17/03/10 em uma feria de gastronomia no mercado municipal da cidade, com certeza irei prestigiar e compartilharei com você as novidades, quem é de Uberlândia vale à pena conferir mais uma atitude sustentável, se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.
Abra a mente e amplie a consciência para mudar atitudes.

quinta-feira, 3 de março de 2011

DESABAFO


Olá!  Quinta feira próxima do carnaval, feriado que legal! Ainda mais que entro de férias sexta feira, ou seja, amanha =) Hoje acordei bem cedo, estou meio pensativa e um pouco angustiada  e não é porque sonhei com Clarice Lispector (acho que é porque dormir lendo um livro dela) e pelo pesadelo que tive com a morte do meu cachorro. Mas   devido algumas cenas que presenciei.  Gente!! Que desumano o famoso “baculejo”  da policia, isso não sai da minha cabeça, calma!!! Não passei por essa situação =)
Voltando ontem do serviço vi a policia fazendo isso com dois homens  de forma humilhante, como eu estava parada no sinal fiquei observando como as pessoas olham com desprezo, com aquela falsa sensação de “coisa boa, tem que fazer isso com ladrão”. Quem garante isso? Ontem eram dois homens voltando do trabalho que foram abordados, porque estavam sujos do trabalho da obra que trabalha. Fico aqui pensando como deve ser triste sair do serviço cansado, até mesmo por ser totalmente braçal e ainda ser parado e humilhado na frente de todos e sentir os olhares das pessoas recriminando. Isso não é nada sustentável.
Hoje chegando ao serviço já “dei de cara” com esse famoso “baculejo”, enquanto o homem ficava de cara para o muro os dois policiais batia papo.  E acredite tem três anos que estaciono o meu carro em frente uma oficina mecânica que inclusive sou cliente, nela trabalha um senhor de aparência não muito convencional e que sempre vai trabalhar sujo de graxa e de bicicleta, hoje era o dia de “sorte” dele para o “baculejo” que acabei de citar.
Agora eu pergunto e os verdadeiros bandidos, sem caráter que não acordam cedo para trabalhar e andam bem arrumados (nos padrões ditados pela sociedade) será se passam por esse “baculejo” humilhante???? Aposto que se isso acontecer as pessoas vai passar olhar e e pensar coitados que injustiça, esses policiais estão loucos.
Bom! fica aqui o meu desabafo.

Eduarda Moura Melo