segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dê uma segunda vida ao seu chiclete

Hoje a maioria das cidades pavimentas tem as suas ruas impregnadas com Chiclete, as famosas e amadas gomas de mascar.


Mas você já parou para pensar no tempo necessário para o chiclete decompor no meio ambiente?

Bom! Para que não sabe a famosa goma de mascar é tradicionalmente produzida a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural, ou a partir de borracha sintética conhecida como poli-isobutileno que utilizada para câmaras de ar.
Essas gomas causa varios problemas quando são descartadas de forma errada. São necessarios 5 anos pra que se decomponha e além disso, esse mal hábito sai caro. Hoje, o custo para retirar um chiclete da rua é três vezes maior do que para produzi-lo. E o pior é que se você jogar o seu chiclete no lixo comum também não será uma boa idéia, pois ele não será reciclado e vai acabar em um lixão ou aterro, aumentando o volume de resíduos e poluindo o meio ambiente.
Diante desse cenário, uma designer londrina Anna Bullus passou a se dedicar para que as pessoas descartem seus chicletes de forma correta. Ela criou um recipiente específico o GUMDROP, cujo slogan é “Dê uma segunda vida ao seu chiclete”. Quem for a Londres já pode encontrar esses recipientes instalados pela cidade.
O material depositado nesse recipiente, que por sinal lembra uma goma de mascar cor de rosa, é encaminhado para a reciclagem que é misturado com resina biodegradável e transformado em novos GUMDROPs, que são instalados em mais pontos da cidade e já estão sendo exportados para outros países.
A noticia ruim é, que essa idéia ainda não chegou no Brasil e a boa noticia é que no Brasil já temos vários projetos para a reciclagem do chiclete.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido"

Quero compartilhar uma experiência ótima que tive hoje pela manhã e deixar registrado aqui a minha felicidade.
Eu sou voluntária em um projeto social no qual desenvolvo um trabalho com uma turma de 32 alunos da quinta serie de uma escola municipal da minha cidade. Estou trabalhando com eles o tema sustentabilidade e hoje foi o nosso primeiro encontro. Falamos sobre a importância da água e fizermos uma visita no centro de tratamento de água e esgoto da cidade.
É uma sensação maravilhosa de poder contribuir com a formação e conscientização dessas “criaturinhas” fantásticas. Creio que o mínimo que podemos fazer é contribuir com a formação de pessoas conscientes. Como eu sempre digo, se cada um fizer a sua parte junto chegaremos.

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”.
Karl Marx

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Eu levo a Natureza em conta"

A empresa ALGAR Telecom (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central) lançou um programa de sustentabilidade ambiental “Eu levo a natureza em conta”. Com o programa, a empresa pretende incorporar práticas de desenvolvimento que não comprometem o futuro do planeta, fazer uso racional dos recursos naturais e adequar os processos internos que afetam o aquecimento global. O objetivo é promover a melhoria contínua da gestão da empresa com total respeito ao meio ambiente e levar conhecimento aos associados sobre a importância da preservação do meio ambiente, a fim de contribuir para uma vida mais saudável e consciente das próximas gerações.


Algumas das campanhas do programa são:

“Quem tem atitude sustentável sempre colhe mais vantagens” – o cliente que solicitar conta via e-mail e débito automático ganha 100 minutos por mês até a data termino da promoção.*

Carona Legal” – A empresa pretende mobilizar os seus talentos a oferecer e pedir carona como ato de respeito ao meio ambiente e de amizade. Tendo como beneficio a redução da emissão de poluentes e a redução dos veículos estacionados nas imediações da empresa, ampliando assim a segurança dos associados.

“Espalhe consciência, converse com as pessoas e incentive a prática de um mundo melhor e mais saudável”.

*Conforme regulamento da promoção

sábado, 14 de agosto de 2010

Vale de tudo

 Famoso estabelecimento em Berlim, o Maison d'Envie adotou uma medida muito original nesse ramo de negócios. O cliente que chegar de bicicleta e estacionar na frente do bordel ganhará ótimos descontos.
De acordo com o dono Thomas Goetz, é muito difícil achar vagas na área da cidade aonde esta localizado o bordel, referindo-se ao bairro Prenziauer Berg, na região leste de Berlim, onde funciona o Maison.
Diante desse cenário, no qual estava perdendo clientes, ele juntou à dificuldade de estacionar com uma medida que pode ajudar na melhoria do meio ambiente, a vizinhança é repleta de bares, restaurantes e casas noturnas.
          Além dessa medida, as funcionárias do local, chegam ao local de metrô para apoiar a medida. A única exigência do local é que os clientes tomem um banho antes, mesmo no outono europeu.
Para conhecimento, cerca de 450 mil prostitutas trabalham na Alemanha – 100 mil delas em Berlim. Todas têm benefícios do governo, porque a prostituição é uma atividade legal no país.
Acredite se quiser, para aproveitar a idéia do Maison, outros estabelecimentos na cidade estão promovendo descontos nos programas para ciclistas.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Atitude inusitada

Vale de Tudo!

Um hotel ecológico na cidade de Copenhague, o Crowne Plaza Copenhagen Towers lançou uma promoção em que os hóspedes podem ganhar um almoço ou jantar em troca de pedaladas.

O Crowne Plaza Copenhagen Towers instalou duas bicicletas ergométricas ligadas a um gerador, que assimila as pedaladas e as transforma em energia elétrica. O hotel convida os hóspedes a pedalar até gerarem 10 horas watts de eletricidade – o que dá mais ou menos 15 minutos de pedaladas em ritmo forte. A refeição de cortesia é um modo de incentivar os hóspedes a reduzirem suas emissões de carbono e poupar dinheiro durante sua estada.

O hotel também conta com o maior parque de paineis solares no norte da Europa, que é integrado ao edifício cobrindo todas as fachadas que ficam expostas ao sol. Com 366 apartamentos, a aposta da gerência é virar exemplo e incentivar outras empresas a seguir o caminho sustentável.

Além de contribuir como o meio ambiente os hóspedes ainda tem a chance de ficar em forma.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tome Nota!

A copa do mundo de 2014 aliada a sustentabilidade


Devido a necessidade de preparar a rede hoteleira do pais para o aumento da demanda, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) instituiu o BNDES procopa turismo, no qual é destinado à modernização do parque hoteleiro brasileiro. Porem esse programa oferece condições mais favoráveis aos projetos que levem em conta a preocupação com a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental. Sendo, dividido em dois subprogramas: Hotel Sustentável e Eficiência Energética. O primeiro, segundo o banco, é voltado para hotéis que obtenham certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem; o segundo para empreendimentos que obtenham certificação de eficiência energética nível “A” dentro do Programa de Eficiência Energética nas Edificações (Procel Edifica).

Espero que esse incentivo seja bastante proveitoso para todos não brasileiros, considerando que o cliente de hoje em dia e do futuro vai passar a considerar muito aqueles hotéis que tenham a preocupação com a sua performance, que tenham certificação relacionada ao consumo de energia e que sejam ambientalmente responsáveis.