quinta-feira, 29 de abril de 2010

Centro de Distribuição (CD) Verde

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou dia 19 de março seu primeiro Centro de Distribuição (CD) Verde, localizado em Brasília (DF). O CD Verde tem 32,6 mil m² de área construída, 90 docas e 32 mil posições de estocagem e irá substituir as outras três Centrais de Distribuição utilizadas anteriormente pelo Grupo para abastecer 28 lojas das bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí localizadas no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.
Essa unificação gera ganho de produtividade, redução de custos e eficiência no abastecimento dos super e hipermercados da companhia e além disso, o novo Centro conta com várias soluções sustentáveis. Entre elas uso racional de água e energia elétrica, além da aplicação de pintura Ecológica (as tintas e vernizes usados são a base de água) e uso de madeira reaproveitada. O projeto arquitetônico foi concebido privilegiando ao máximo a ventilação e a iluminação natural.
Entre as inovações para combater o desperdício de água, há um sistema de captação de água de chuva, utilizada na limpeza das áreas externas; vasos sanitários com descarga acoplada e torneiras com arejadores que misturam ar à água; tratamento e reaproveitamento da água utilizada na lavagem das máquinas de movimentação e separação do óleo proveniente desta limpeza antes do descarte; calçamento do terreno do Centro com bloquetes que permitem a infiltração de águas pluviais e promovem a permeabilização do solo; reaproveitamento da água na operação de degelo das câmaras.
Para economizar energia elétrica, o prédio conta com controlador de demanda, telhas translúcidas que permitem iluminação natural e evita o uso de lâmpadas elétricas e desligamento automático de luminárias de acordo com a luminosidade do ambiente. O sistema de captação de energia solar aquece a água utilizada na cozinha. E para evitar desperdícios, as tubulações hidráulicas e elétricas são aparentes, facilitando os reparos e a manutenção, reduzindo a geração de resíduos de alvenaria.
Outro destaque do CD Verde diz respeito ao material utilizado no uniforme dos colaboradores: produzidos com tecido ecológico, confeccionado a partir de garrafas PET recicladas. Toda a frota e os geradores usam biodiesel como forma de reduzir a poluição ambiental.

Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não carregue esse hábito

Quem nunca viu pessoas saindo de supermercados com o carrinho de compras lotado de mercadorias embaladas em “sacolinhas” plásticas?! As famosas “Sacolinhas” são também uma das formas mais comuns de acondicionamento dos resíduos doméstico e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem.
Só que essa prática é nociva ao meio ambiente, por dois motivos essenciais: a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos e o descarte indevido. Além disso, a manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.
Segue alguns dados de acordo com o Ministério do Meio Ambiente:

 1,5 milhão de sacolas plásticas são usadas por hora no país.
 Em um mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos nos supermercados do Brasil.
 Uma família brasileira de quatro pessoas, de classe média usa mil sacolas por ano.
 A Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis produz cerca de 15 bilhões de sacolinhas por ano.
 No mundo, são descartadas 1 milhão de sacolas por minuto.
 E apenas 15% dos sacos plásticos são reciclados.

Assustou???

De acordo com a pedagoga, especialista em Meio Ambiente e fundadora da Ong “5 Elementos”, Patrícia Otero, o plástico demora mais de cem anos para se decompor. Como resultado desse tempo, existe no Oceano Pacífico uma enorme ilha flutuante formada por cem milhões de toneladas de plástico de todos os tipos. São pedaços de redes, sacolas, garrafas, tampas, bolas, bonecas e tudo que é feito com plástico. Essa “entidade viva”, como ela mesma define, com mil quilômetros de extensão e dez metros de profundidade, se movimenta livremente pelo Pacífico, matando mais de um milhão de aves marinhas, tartarugas, tubarões e centenas de espécies de peixes por ano.
Mesmo diante desse cenário desastroso, as sacolas plásticas ainda são a primeira opção dos brasileiros na hora de sair às compras. Sendo assim, seria possível mudar esse hábito para reverter essa situação?
Algumas cidades estão criando ações para combater o plástico e incentivando o uso de métodos alternativos como as sacolas ecológicas, que representam uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, pois podem ser reutilizadas e reduzem o consumo das sacolas plásticas.
A rede Carrefour Brasil anunciou oficialmente no dia 15/04/10 a intenção de eliminar até 2014, de forma gradual, o uso de sacolas plásticas tradicionais em suas lojas. Uma loja em Piracicaba, no interior de São Paulo, foi à primeira do Carrefour a aderir à iniciativa. Segundo a empresa, para estimular a troca das embalagens tradicionais na unidade de Piracicaba, serão distribuídas gratuitamente até o final deste mês sacolas retornáveis.
O Carrefour informou ainda que colocará à venda nas lojas outras opções de embalagens sustentáveis. Entre elas, a rede destaca uma sacola 100% biodegradável, desenvolvida em parceria com a Basf, produzida com base em uma resina especial derivada do milho, que pode se decompor em até 180 dias. Outras alternativas serão as sacolas retornáveis, com preços entre R$ 1,90 e R$ 15,00, além do oferecimento de caixas de papelão aos clientes da rede.
A ação do Carrefour de eliminação da utilização de sacolas plásticas tradicionais é realizada também na França, na China e na Polônia.

E você vai continuar dando a preferência para as famosas “sacolinhas” plásticas?
Abra a mente e amplie a consciência para mudar atitudes.

terça-feira, 27 de abril de 2010

"O mundo dá voltas"

Achei legal esse vídeo sobre sustentabilidade feito pelo “Sesi”.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como salvar o planeta terra?!

Muitas pessoas pensam que apenas grandes empresas são responsáveis em promover a “sustentabilidade”, ter atitudes sustentáveis. Algumas até questionam o que fazer para contribuir, inclusive recebo algumas criticas do tipo “ ah! isso não leva em nada, somos pequenos demais...”
Bom! Aproveitando que ontem foi o dia internacional da terra, eu pesquisei e listei algumas Dicas práticas de como nós, mesmo “pequenos” podemos contribuir.

Segue algumas:
- Veja se no rótulo do produto ou na embalagem, se é feito com material reciclado e/ou é reciclável;
- Não queime lixo doméstico (plásticos,isopor, restos orgânicos). Os gases emitidos poluem a atmosfera causando doenças, efeito estufa.
- Se os produtos forem feitos de madeira (ex: lápis, prendedores de roupa, etc) verifique se são fabricados com madeira extraída de reflorestamento;
- Evite comprar e usar pratos, talheres e copos descartáveis. Quando for inevitável, opte pelos feitos de papelão, que levam menos tempo para se biodegradarem;
- Procure comprar produtos concentrados, ou que sejam oferecidos em embalagem maior (papel higiênico, biscoitos, refrigerantes,...) pois assim você estará deixando de jogar fora várias embalagens;
- Evite hortaliças cultivadas com agrotóxicos. Hoje existem opções de produtos orgânicos. Eles não envenenam o solo e os lençóis freáticos e, principalmente, não contribuem para que sua família venha a ter alguma doença grave no futuro;
- Plante árvores e cuide das que já existem.
- Separe seu lixo, latas, vidros, papéis e plásticos podem ser reciclados e reaproveitados.
- Restos de comida podem virar adubo (compostagem).
- Seja responsável pelo seu lixo!
- Não jogue lixo na rua;
- Abra a mente e amplie a consciência para mudar atitudes.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial da Terra


Para quem não sabe hoje 22/04/2010 é o dia mundial da terra, um ótimo momento para refletimos. Eu não podia deixar de postar.
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Em 22 de abril de 1990 outros países passaram a celebrar a data também.
Na verdade, a data serve para lembrar de acordar os sentidos, abrir a mente e ampliar a consciência para mudar atitudes.
Bom! Não basta só pensar a sustentabilidade, é preciso disseminar a idéia para que passe a existir a ação.

No minimo curioso - "Los peatones iluminan"

Públicado no El mundo.es do dia 19/04/10 < http://www.elmundo.es/elmundo > um altitude sustentável interessante e no minimo curiosa – “Los peatones iluminan las calles de Toulouse”.

" No es ninguna utopía ", afirma o responsável pela iluminação na Prefeitura de Toulouse, Alexandre Marciel. Em sua região, os cidadãos não apenas caminham, mas seus passos geram energia suficiente para iluminar a rua.
Para quem não conhece Toulouse é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona e a quarta maior cidade da França. Situa-se no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana tem cerca de 1 120 000 habitantes. Faz parte da França desde 1271. É também a capital européia da aeronáutica e das indústrias espaciais, e parece encaminhada para liderar a produção de energias limpas.
Bom! Vamos lá! De acordo com Marciel, o desperdício energético assolava a cidade, daí partiu a idéia de praticar várias iniciativas. – “Nos dimos cuenta hace tiempo del derroche energético del que adolecía nuestra ciudad”.
O seu último projeto, ainda em período de testes, é a utilização da energia cinética gerada pelos passos dos transeuntes para a iluminação pública. Para o funcionário da prefeitura, trata-se de uma revolução intelectual: "caminhar é associado normalmente ao uso de energia, e agora também é possível produzi-la".
Para criar eletricidade a partir do movimento, valem-se de um princípio básico na eletricidade: a indução magnética. Um ímã que se move no interior de uma bobina cilíndrica de fio de cobre provoca a aparição, na espiral cúprica, de um fluxo de corrente de elétrons. O movimento das pessoas andando faz com que um ímã se desloque no centro de uma bobina, e gere eletricidade. A corrente se transporta a uma bateria conectada à lâmpada. Assim, o pedestre gera energia para a lâmpada mais próxima. O emprego dessa energia pode resultar em várias estratégias. Uma das possibilidades é a eletricidade produzida durante o dia ser armazenada e utilizada na iluminação noturna. Porém ainda existem algumas restrições, como por exemplo, o armazenamento dessa eletricidade. De acordo com Marciel, "o problema é o armazenamento, porque seriam necessárias baterias enormes para acumular tanta eletricidade". Esta alternativa complementa também outro sistema de economia de energia praticado em Toulouse desde o ano passado. As lâmpadas possuem um detector de calor e graduam a intensidade lumínica em função da presença de pedestres. Cada lâmpada utiliza 30 W continuamente e mais 30 W que dependem de alguém estar passando por aquele ponto. A diferença deste detector para outros modelos de radar, segundo Marciel, é que "o radar detecta o movimento tanto dos carros como de pedestres na calçada, enquanto o nosso sistema só reage ao calor humano".
Fico aqui na torcida para que essa iniciativa tenha sucesso.
Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tome Nota: Economia Verde


O Modelo de gestão que equilibra as dimensões econômica, social e ambiental tem como uma de suas conseqüências a geração de empregos sustentáveis no mundo. Em virtude dos efeitos climáticos e pela própria necessidade de sobrevivência da humanidade com bases ecologicamente mais corretas, na busca da eficiência energética, tecnologias mais inovadoras e pela busca constante da excelência da melhoria de qualidade de vida das populações.
Diante dessa realidade algumas ações começam a surgir como algumas que já postei, mais um exemplo de ações do “mercado verde” é o 1º Concurso de Ideias e Projetos “Economia Verde, lançado no último dia 15 de março, durante o 1º Seminário Economia Verde, realizado em São Paulo. De iniciativa da Agência de Fomento Paulista e Nossa Caixa Desenvolvimento, para incentivar o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
De acordo com o presidente da Agência de Fomento Paulista, Dr. Milton Luiz de Melo Santos, “o lançamento do Concurso de Idéias vai ao encontro do compromisso da Agência de Fomento Paulista com o desenvolvimento socioeconômico, de maneira sustentável. Foi Lançada a Linha Economia Verde para financiar as empresas que tem projetos de redução de emissão dos gases de efeito estufa, mas é preciso também reconhecer as idéias e os projetos para que sejam implementados na prática e com benefícios para toda a sociedade”.
Para participar do concurso, os projetos precisam ter potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por não-emissão ou pela compensação das emissões, ou ainda ter potencial de geração de empregos verdes, incluindo a criação de empregos permanentes ou temporários, a qualificação de profissionais e a geração de renda. Os vencedores do concurso receberão prêmios em dinheiro.

Quem tiver interesse em detalhes do concurso segue o link do edital: http://www.seminarioeconomiaverde.com.br/downloads/edital.pdf


Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ser Sustentável é...

Ser sustentável é ter um modelo de gestão que equilibra as dimensões econômica, social e ambiental. Seguindo essa “premissa” o Grupo Algar criou em 2002 o Instituto Algar com o objetivo de valorizar o potencial humano.
O Instituto Algar é responsável por coordenar programas sociais com foco no ensino fundamental e envolve crianças, educadores e a comunidade. São 3 programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 4 estados, 100 escolas, 6 mil alunos e 433 educadores.De acordo com Ana Flávia Martins, Coordenadora Executiva do Instituto Algar, Os programas sociais contam com a participação voluntária de 478 associados do Grupo Algar, que junto com o Instituto Algar realizam atividades voltadas para a melhoria da educação e o desenvolvimento da leitura e da escrita.Além dos programas sociais, o Instituto Algar também promove conhecimento com o debate sobre a educação em seminários e fóruns de discussão.
Um desses programas é o Algar transforma que é focado na educação integral, o promovendo oficinas de educação ambiental, arte e música. O público são alunos de 7 a 14 anos matriculados em escolas públicas de Uberlândia-MG. Com as atividades, as crianças ampliam suas oportunidades educativas e a visão de mundo e usam o computador e a internet para aprender mais e melhor.
Quem tiver interesse em conhecer melhor outros projetos ou até mesmo ser um voluntário como eu , segue o link do site do Instituto.
http://www.institutoalgar.org.br/default.aspx
Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.

domingo, 11 de abril de 2010

"Vista essa idéia"

A Nike também é um exemplo da "Nova tendência" de comportamento das empresas.
Foi apresentada a nova camisa 1 da Seleção Brasileira, amarela que de acordo com Tiago Pinto, diretor de marketing da multinacional “A camisa amarela da seleção é o maior ícone do mundo no futebol e merece atenção especial". A nova camiseta é feita de poliéster reciclado, a partir de garrafas Pet. Segundo a multinacional, ao usar esse poliéster para a linha de camisas dos times que disputarão a Copa 2010, a Nike vai evitar que cerca de 13 milhões de garrafas plásticas fossem enterradas em lixões ou aterros sanitários (infelizmente aqui no Brasil não é bem assim, elas vão para o fundo dos rios, para as ruas e etc...) . Oito seleções utilizarão o uniforme no Mundial: Holanda, Portugal, Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia e Eslovênia.
A ação faz parte de uma filosofia da marca chamada “Considered Design”. Em sua essência, o conceito significa a redução ou eliminação de produtos tóxicos e resíduos, aumentando o uso de materiais ecológicos na produção, com a criação de produtos mais sustentáveis.
Não é apenas a Nike que fabrica essas camisetas, tem vários sites de venda de camisetas personalizadas feitas com Fibra de garrafa PET, são confortáveis como qualquer outra.
Vai uma dica: http://www.camisetafeitadepet.com.br/

Produtos Sustentáveis

As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro.
A Responsabilidade Social Empresarial vem exercendo um forte e crescente impacto em todas as corporações, pois com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
Um exemplo bacana de responsabilidade Social Empresarial é o da empresa “Coral” que criou uma linha de tintas que levam garrafas PET (cerca de 400 anos para decomposição) na composição, contribuindo para reduzir o problema do descarte inadequado do material.
De acordo com informações da empresa, nos últimos 4 anos, cerca de 56 milhões de garrafas PET foram utilizadas na produção de tintas.

Se cada um fizer sua parte, mesmo que seja pouco, juntos chegaremos lá.