segunda-feira, 15 de março de 2010

Noticia boa para os Mineiros!!!

Foi publicado no dia 11/03/10 no Jornal o Debate (http://www.odebate.com.br/), que o governador Aécio Neves assinou convênio para a distribuição de equipamentos de baixo consumo de energia, como aquecedores solares, recuperadores de calor, lâmpadas fluorescentes, chuveiros e geladeiras.
Essas doações fazem parte do projeto “Energia do Bem”, ação desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da secretaria de desenvolvimento social, companhia energética de Minas Gerais (Cemig) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).De acordo com a publicação os beneficiados por este projeto são instituições para idosos, creches, abrigos, albergues, casas de passagem, casas lares, centros de recuperação de dependentes químicos e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
Os recursos fazem parte do programa Eficiência Energética da Cemig. Os equipamentos serão doados e instalados gratuitamente, sem qualquer tipo de ônus financeiro para a entidade beneficiada.

domingo, 14 de março de 2010

Ativistas tiram a roupa na Espanha em protesto contra as touradas

Esse foi o fim de semana dos “peladões”. Bom! Nada contra se for por uma boa causa. Nesse domingo, ativistas de organização pelo direito dos animais tiram a roupa e simulam sangue com tinta velha para pedir fim das touradas organizadas durante o festival de Fallas, em Valência, na Espanha. A tourada é um espetáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. O essencial do espetáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica.Grupos de defesa dos direitos animais criticam a prática da tourada, pois consideram um ato de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas. Bom! Tem gente que acha isso um espetáculo, que isso é cultura. Porém muitos esquecem que se trata de vida. Lembrando que, os requisitos básicos para ser sustentável é ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.





sábado, 13 de março de 2010

Atitudes inusitadas

Vale de tudo!!! O importante é fazer barulho!!!!
Ciclistas peruanos participaram, neste sábado, de um passeio nudista em defesa da preservação do meio ambiente e para promover a bicicleta como meio de transporte alternativo.
O passeio ciclístico, celebrado em uma avenida do centro de Lima e acompanhado pela polícia, visou sensibilizar a população sobre as vantagens da bicicleta. Os ciclistas pediram às autoridades da capital que instalem mais ciclovias em uma cidade de oito milhões de habitantes e com altos índices de contaminação ambiental. Além disso, exigem mais rigor com os motoristas que não os respeitam.
Aproveitando!! Para quem não sabe as bicicletas:
· Produz pouquíssimo ruído, e não emite gases;
· Oportuniza a atividade física necessária para a saúde e o bem-estar geral da pessoa;
· Andar de bicicleta meia hora por dia aumenta o metabolismo em oito calorias ao minuto, consumindo onze quilos de gordura por ano;
· É facilmente reparável, quase sempre pelo próprio usuário;
· Sua fabricação consome pouca energia e matéria-prima.

Depois de todas essas vantagens entre outras vamos andar de bike. Ah!! E não é necessário sair andando por ai de bicleta pelado rsrs....

sexta-feira, 12 de março de 2010

Afinal, o que é sustentabilidade??


Já posso garantir que essa é uma palavra que mais se ouve e se lê atualmente, seja na área de economia, administração, direito, na engenharia e por ai vai....Então vamos lá, sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais, ou seja, não se trata apenas do ecológico, mas sim da integração e harmonia do social, econômico e ecológico.Sendo assim, sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Bom! Resta saber se estamos realmente nos preocupando com as gerações futuras.É no mínimo curioso, quem já não ouviu a famosa frase “ não importo mesmo, não vou estar aqui mesmo”. Quer maior ignorância que essa??!!! Então vai um exemplo, uma vez escutei um colega de turma contar que um vizinho de apartamento deixava a torneira aberta o dia todo so porque a conta de água do prédio era um valor fixo e ele achava injusto. Sem comentários....Voltando ao conceito, podemos resumir da seguinte forma:Para ser sustentável temos que atender quatro requisitos básicos.Ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.E você ai na sua casa, rua, bairro atende algum desses requisitos? Se não já pode começar agora, pois o desafio é enormeeeee e envolve várias gerações, se você não estiver aqui, seus filhos, netos e por ai vai sentirão na pele. Então se liga!!! E vamo que vamos....